ATENDENDO A PORTARIA 43/2007 DA FEPAM, A QUAL INSTITUIU A OBRIGATORIEDADE DO SISTEMA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO EM TEMPO REAL NAS DRAGAS, A SMARJA TEM TODO O SEU PROCESSO DE EXTRAÇÃO MONITORADO POR UM SISTEMA DE CONTROLE E RASTREAMENTO VIA GPS.

A tecnologia implantada, além de maximizar o uso e a segurança de cada draga em operação, se configura como uma ferramenta de fiscalização ambiental rigorosa, pois fornece o registro ininterrupto do posicionamento das embarcações em todas as etapas.

» Como funciona

Por meio de dados telemétricos, enviados a partir do equipamento de rastreamento que é instalado nas embarcações, tem-se informações sobre: o posicionamento da draga, início e fim da dragagem; tempo de dragagem, transporte, descarregamento e de inatividade, desenho do percurso do dia com as principais paradas, distâncias parciais e totais percorridas, tempo parcial e total do motor ligado e desligado, velocidade de deslocamento parcial e total, carga das baterias do barco, entre outros.

A atualização dos dados ocorre em intervalos máximos de cinco minutos em toda área de cobertura GSM/GPRS. Independente da cobertura GSM, os momentos de início e término da extração e descarregamento são informados, em tempo real, em qualquer posição do planeta.

» Transmissão de dados

Estes sinais são transmitidos a um centro de controle, independente e homologado pela FEPAM, que funciona 24 horas por dia, onde são decodificados e repassados a um endereço na internet, onde ficam disponibilizados ao acesso, mediante código restrito de usuário, pela SMARJA e por vários órgãos fiscalizadores. Tanto a empresa, quanto os órgãos de fiscalização podem, via central de controle, trocar informações e repassar determinações com as embarcações.

Um software de gerenciamento utiliza cercas eletrônicas para demarcar os locais possíveis de mineração e sensores que indicam se o equipamento de mineração for ligado fora da área licenciada e/ou for violado. Em situação de rompimento da cerca é possível o bloqueio do motor de dragagem de forma remota.

Desenvolvido por Vertigo Comunicação e Design por Fabio Bastos Designer