PROGRAMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

O COMPROMETIMENTO COM AS PESSOAS E O AMBIENTE DAS DIVERSAS COMUNIDADES ONDE ATUA FAZ PARTE DA CULTURA DA SMARJA DESDE SUA FUNDAÇÃO, E CONTINUA SENDO PRIORIDADE NAS POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS ADOTADAS.


GESTÃO AMBIENTAL

Por ter o compromisso com a sustentabilidade, a SMARJA faz muito mais do que cumprir a legislação ambiental. A empresa tem por prática realizar ações de conscientização ecológica que envolvem, principalmente, as comunidades onde atua.
O Programa de Gestão Ambiental da Smarja engloba um conjunto de ações integradas que têm por objetivo levar a efeito com ética e transparência, os preceitos estabelecidos na missão, políticas e estratégias de ação ambiental e social da empresa.
Os principais campos de ação do programa são: Monitoramento Ambiental; Prevenção Ambiental; Compensação Ambiental; Educação Ambiental e Responsabilidade Social.

MONITORAMENTO AMBIENTAL

O monitoramento ambiental é um conjunto de ações técnicas que são desenvolvidas com o objetivo de controlar a atividade de extração de areia. As ações são realizadas ao longo de todo o trecho onde a empresa detém Licença de Operação, ativa ou inativa. As principais ações são: Levantamento Batimétrico; Levantamento de Ocorrências Naturais e Antrópicas; Monitoramento da Qualidade das Águas; Monitoramento da mudança dos sedimentos de fundo; Monitoramento dos Ecossistemas; Monitoramento das Margens: Levantamento Preliminar do Aporte Sedimentar e Monitoramento em tempo real Via Satélite. Todas as dragas que operam na empresa são rastreadas e monitorados via GPS.

PREVENÇÃO AMBIENTAL

Conjunto de ações que são desenvolvidas com o objetivo de prevenir impactos ambientais e acidentes de trabalho durante a execução da atividade de extração de areia. As principais ações são campanhas de Conscientização para Manutenção Preventiva de Máquinas e Equipamentos, campanhas de conscientização para a coleta, separação e acondicionamento do lixo em embalagens apropriadas e descartes oriundos das embarcações (principalmente óleo queimado),.

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Conjunto de ações que são desenvolvidas com o intuito de compensar os danos ambientais gerados pela atividade de extração de areia através de trechos piloto de recuperação de mata ciliar e levantamento quadrienais da cobertura vegetal de porte arbóreo nos trechos contíguos ás áreas de mineração.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em parcerias com organizações governamentais e não-governamentais, a empresa realiza experiências concretas de educação ambiental, que visem produção de conhecimentos que envolvam as inter-relações do meio natural com o social. As ações são direcionadas principalmente as crianças e jovens provocando o desenvolvimento da reflexão e debate sobre natureza, reciclagem, efeito estufa, recursos hídricos e o papel da mineração de areia., ,tais como: cursos, peças de teatro, palestras, doção de camisetas e cartilhas educativas; doação e plantio de mudas nas escolas e passeios didáticos pelo rio Jacuí, com alunos e professores

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Conjunto de ações que visam o bem-estar social e a conscientização da sustentabilidade ambiental. Os principais programas são: Programa interno de utilização racional dos recursos ambientais; apoio e patrocínio de diversas entidades e eventos; doações para entidades filantrópicas e projetos de geração de renda extra para famílias de pescadores.

Desenvolvido por Vertigo Comunicação e Design por Fabio Bastos Designer